Connect with us

AGRO

Cidade de Linhares se destaca no agronegócio capixaba

Published

on

Em Linhares, o agronegócio sempre teve um papel importante na história e economia da cidade. Mantendo-se entre os maiores produtores de café do Espírito Santo, o Município tem apostado na diversificação das culturas, fomentado com a implantação do Programa Municipal de Fruticultura, e atraído olhares para instalação de empreendimentos como a Café Cacique e a Olam, com a produção de café solúvel, a Fimag, fabricante de equipamentos para beneficiamento de grãos, a Agro Trop para extração da polpa das frutas, e a Craf Brasil, que vai envasar sorvete na casca da própria fruta.

O secretário de Agricultura, Franco Fiorot, pontuou que desde 2017 os investimentos do poder público, no setor agrícola, caminham a passos largos com o Plano Agro, visando o fomento à produção do homem do campo em diversos segmentos.

“O conceito adotado em 2017 foi pensar em uma secretaria estratégica não só com o apoio de máquinas, mas com a implantação de programas estratégicos para nortear a execução de diversas ações, com planejamento e gerenciamento eficientes, com diálogo permanente com a comunidade, para gerar resultados a médio e longo prazos. E os resultados iniciais são expressivos do ponto de vista dos recursos naturais (água e solo), da diversificação rural, a exemplo da inovação da fruticultura no município que está se consolidando nas comunidades rurais, agregação de valor e a instalação de grandes empreendimentos na cidade, acompanhado todo esse desenvolvimento”, disse o secretário.

Uma iniciativa, implantada há dois anos, foi Programa Municipal de Fruticultura que criou cinco polos englobando cultivo da uva, limão, goiaba, açaí e cajá manga anão, visando diversificar a economia de quem vive da agricultura familiar, com o aproveitamento de pequenas porções de terra nas propriedades. Apesar de novo, o polo de cajá, que já produziu seus primeiros frutos, já conquistou o mercado consumidor nacional.

Na cafeicultura, via Programa Linhares Coffee, o município conta com ações que visam a melhoria da produção e da qualidade do café, a exemplo do concurso que está em sua 4ª edição, dos dias de campo e da assistência técnica e gerencial ofertadas. No setor cacaueiro o Programa de Revitalização das Áreas Produtoras de Cacau de Linhares tem incentivado a retomada da atividade, – prejudicada há anos com a doença vassoura de bruxa, – com a distribuição de 60 mil mudas de cacau subsidiadas e outras 50 mil com abertura de novo edital, além de assistência técnica junto ao Senar, e a realização do Concurso da Qualidade de Amêndoas de Cacau Capixaba, que está na sua 5ª edição.

Barragens

Até o momento, 15 barragens já foram inauguradas no Programa Municipal de Água e Solo de Linhares e outras quatro serão entregues em breve. Juntas, os 19 reservatórios têm capacidade para armazenar mais de 413 milhões de litros d’água, beneficiando diretamente mais de 70 famílias de produtores rurais, muitos deles já passaram por crises por déficit de água perdendo até mesmo toda a sua produção.

Barragem construída no distrito do Farias

Caixas secas

A Secretaria Municipal de Agricultura já construiu mais de 6 mil caixas secas no interior do município que têm capacidade para armazenar 243 milhões de litros d’água. As caixas são reservatórios de água escavados às margens das estradas vicinais do interior que ajudam na conservação das estradas, na preservação dos rios e dos carreadores, trazendo melhorias para o lençol freático e segurando mais a erosão. A Secretaria de Agricultura também segue um cronograma para manutenção dessas caixas que é tão importante quanto sua construção.

Fonte: Prefeitura de Linhares.

AGRO

Concurso de Qualidade do Café Conilon de Linhares está com inscrições abertas

Published

on

FOTO DA PREFEITURA DE LINHARES

Os cafeicultores interessados em participar da 6ª edição do Concurso de Qualidade do Café Conilon de Linhares têm até o dia 29 de setembro para se inscrever. A inscrição e as amostras devem ser entregues na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, localizada à avenida Augusto Calmon, 1675, no Centro, das 8 às 16 horas.

Os vencedores serão revelados no mês de outubro em cerimônia de premiação. Quem garantir o primeiro lugar levará o prêmio de 5.000,00 em dinheiro, já o segundo R$ 3.000,00 e o terceiro R$ 1.500,00. Os produtores das 10 amostras selecionadas receberão certificados e terão direito a participação na Semana Internacional do Café (SIC), que acontece em Belo Horizonte, com custeio do transporte e hospedagem.

Na primeira fase será feita uma avaliação física e sensorial, e na segunda, de degustação, em caráter classificatório. O concurso é uma realização da Prefeitura Municipal de Linhares, por meio do Programa Linhares Coffee, da Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura e Abastecimento, e recebe apoio institucional do Incaper, Syngenta, Sebrae e Sicoob

PML

Continue Reading

AGRO

Primeira colheita de uva movimenta distrito de São Rafael

Published

on

SECOM LINHARES

Primeira colheita de uva movimenta distrito de São Rafael, na última sexta-feira (03), local onde foi aberta oficialmente a primeira colheita do Polo de uva do Programa Municipal de Fruticultura de Linhares, abraçado pelos produtores Giovani Rigoni, Osvaldino Neto e Elsimar José Jadivisky. O polo fica no distrito de São Rafael e dois parreirais foram abertos à visitação. A expectativa para essa primeira safra é colher 8 toneladas da fruta em um hectare de área plantada.

Giovani Rigoni não escondia a alegria de colher os primeiros frutos de uma cultura que no começo gerou insegurança por ser nova na região. “A nossa região é montanhosa e toda formada no café e estávamos presos a essas raízes, além de ser uma cultura que exige muita mão de obra. Vi na uva uma semente para diversificar minha produção. A colheita foi boa, na verdade, eu nem imaginava que fosse tão boa, porque nossa região não era tradicional no fruto que se adaptou muito bem. Nossa região é muito bonita, tem cachoeiras, tem um monte de trilha, se quiser fazer, ciclistas passam muito por aqui por causa da beleza e acredito que a uva abrirá novas portas para o turismo”, comentou o produtor.

O secretário Municipal de Agricultura, Franco Fiorot, pontuou sobre o esforço e confiança dos produtores em fazer o polo dá certo. Comentou que a expectativa é de que o Polo Alto São Rafael chegue ao terceiro ano de produção colhendo 18 toneladas de uva, somente nas mil plantas já distribuídas.

“A abertura da colheita foi um momento de muita alegria por ser um trabalho que estamos desenvolvendo desde 2018. Esse programa de fruticultura simboliza as novas oportunidades que temos levado às famílias rurais. São Rafael inicia uma nova fase na agricultura e os três produtores representam o espírito inovador e empreendedor, por acreditaram numa nova cultura que trará também benefícios para o distrito e todo o Município de Linhares com o fomento do turismo, com a visitação aos parreirais, contribuindo para fortalecer também o comércio da região”, destacou o secretário.   

Na ocasião, foi autorizada a distribuição de quase 2 mil mudas frutíferas das variedades “Izabel Precoce” e “Niágara Rosada”. O produtor Fábio de Paula Lima cultiva o parreiral em parceria com o Osvaldino e se inscreveu no novo edital para aquisição de mais 800 mudas para ampliar a produção.

“Entramos no programa, mas ficamos com medo de plantar uma quantidade maior, por não saber se teria escoamento e qual seria a dificuldade da cultura. Agora vimos a repercussão que o plantio teve e optamos por plantar mais e diversificar as variedades. E o turismo vem agregado a isso tudo. Não tínhamos essa visão empreendedora e a prefeitura veio com toda essa bagagem ajudando com assistência técnica, abrindo nossa visão e nos encorajando a investir mais”, disse o produtor.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, comentou sobre a aposta na valorização de pequenas porções de terra para diversificar a produção das famílias rurais e o fomento ao turismo.

“Vamos transformar essa região em um grande centro turístico que vai trazer renda às comunidades, e é isso que as secretarias de agricultura e de turismo têm feito, incentivando as pessoas a abraçarem os projetos para agregar valor ao produto da terra. O polo de uva é o primeiro passo, depois vamos introduzir o projeto de gastronomia para atrair pessoas para saborearem o que tem de melhor na região, além de desfrutar das belezas naturais”, comentou o prefeito.

Para abrilhantar o evento houve apresentação italiana do Gruppo Folklorístico do Circolo Trentino di Santa Teresa e da Banda Cipó Cravo. Estiveram presentes a primeira dama, Lucileia Zanon, do vice-prefeito Bruno Marianelli, além de lideranças políticas, comunitárias e religiosas.

Agende uma visita

As visitas aos parreirais são agendadas diretamente com os produtores. Para falar com o Giovani Rigoni o WhatsApp para contato é o 27 99839-3964 e do Osvaldino Neto (27) 99855-1591.

Programa de Fruticultura

O Programa Municipal de Fruticultura de Linhares visa implementar novas cadeias produtivas do setor em Linhares, coordenando as ações estratégicas desde a produção até a comercialização dos frutos, de forma moderna, sustentável e competitiva.

É uma inciativa, também, para incentivar o cultivo dos frutos e promover a diversificação da atividade econômica integrada, gerando emprego, renda e melhoria na qualidade de vida dos produtores rurais de base familiar. Foram implantados os polos Baixo São Rafael (goiaba), BR 101 Sul (limão), Litoral (açaí) e Distrito Farias (cajá manga anão).

Continue Reading

AS MAIS MAIS