Connect with us

POLICIAL

MP prende 6 pessoas envolvidas no jogo do bicho e bloqueia imóveis, iates e helicóptero no ES

FOTO MPES

Published

on

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), com o apoio da Polícia Militar, cumpriu nesta terça-feira (13), 06 mandados judiciais contra uma organização criminosa constituída para lavagem de ativos.
 
Os mandados foram expedidos pelo juízo da 6ª Vara Criminal de Vila Velha atendendo requerimentos do Ministério Público na denúncia criminal oferecida contra 8 (oito) pessoas envolvidas no esquema, após a conclusão das investigações na denominada Operação Frisson.
 
De acordo com o MP, esta fase consiste no cumprimento de 6 (seis) mandados de prisão, além da busca e apreensão e o bloqueio do patrimônio dos denunciados, incluindo dezenas de imóveis, helicóptero, iates, veículos de luxo, joias, valores e até avião. Alguns veículos e aeronaves foram destinados ao uso das forças de segurança pública.
 
 
Os crimes investigados estão previstos na lei nº 12.850/13 (organização criminosa) e na lei n. 9.613/98 (lavagem de dinheiro).

INVESTIGAÇÃO
 
O MP informou que a investigação iniciou-se em setembro de 2021 e contou com o apoio da Polícia Federal e da Receita Federal. No ano seguinte, foram cumpridos diversos mandados judiciais de busca e apreensão em residências e empresas dos então investigados.
 
A análise das provas arrecadadas ao longo da investigação permitiu identificar com detalhes uma organização criminosa constituída para a ocultação de bens, direitos e valores obtidos com a exploração do “jogo do bicho”, com décadas de histórico de lavagem de ativos, como meio de vida e sustento, retroalimentando outras atividades aparentemente lícitas utilizadas para dissimulação da origem dos valores ilícitos.
 
Pessoas jurídicas foram constituídas pelos denunciados ao longo dos anos para garantir a ocultação de valores, além de simulações transacionais de bens móveis e imóveis, com reinserção financeira dos valores em nome próprio ou de terceiros laranjas. O grupo adquiriu bens de alto valor e se serve da agiotagem para mascarar a origem ilícita dos valores. Além disso, as evidências confirmam que os denunciados misturam os valores de fontes diversas para confundir os órgãos de controle, utilizando o sistema financeiro oficial para circular parcela dos valores, geralmente por depósitos em dinheiro vivo.
 
Com a denúncia, foram deferidos também pedidos de indisponibilidade e alienação antecipada de bens, como medidas preparatórias aos requerimentos dos confiscos ordinário, subsidiário e alargado do patrimônio indevido (artigo 91, b, §1º e art. 91-A, §1º do Código Penal), buscando não apenas o ressarcimento do valor do dano calculado em R$60.491.735,89, mas também atingir o produto/proveito direto dos crimes, bem como aqueles bens que são incompatíveis com a renda lícita dos denunciados, calculados em R$ 64.679.731,06.
 
No total, foi solicitada e deferida judicialmente a restrição sobre 51 imóveis, 3 embarcações, 1 avião, 1 helicóptero, 28 veículos e 1 motocicleta.

POLICIAL

PRF prende mulher após furto de carga de caminhão acidentado na BR-101, em Mimoso no Sul do ES

Published

on

Durante a madrugada de terça-feira, 14, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu uma mulher por envolvimento no furto da carga de um caminhão acidentado na BR-101, próximo a Mimoso do Sul, no Espírito Santo. A equipe da PRF foi chamada para atender um acidente no quilômetro 455 da BR-101, envolvendo um caminhão SCANIA/R 440 A6X2 carregado com diversos produtos.

No momento da abordagem, os agentes flagraram um veículo VW/GOL vermelho transportando dois grandes volumes em seu interior, que foram identificados como parte da carga furtada do caminhão acidentado. Ao receber voz de prisão, o ocupante do veículo tentou fugir, desencadeando uma perseguição tática pela equipe da PRF, que culminou na detenção da motorista.

A condutora, de 42 anos, não possuía habilitação e foi presa por furto das mercadorias. Entre os itens furtados, havia uma variedade de roupas, totalizando aproximadamente 50 kg.

Diante das evidências, o veículo, a motorista e a carga foram encaminhados para a 7ª Delegacia Regional de Polícia Civil em Cachoeiro de Itapemirim.

Continue Reading

POLICIAL

Homem é assassinado em ponto de ônibus no interior de Linhares

Published

on

Reprodução

Na noite desta terça-feira (07), a comunidade de Areia Interior, em Linares, foi surpreendida pela morte de Vilson Aves, de 29 anos. O corpo da vítima apresentava seis perfurações, sendo uma nas costas, uma no braço direito, duas no peito e duas na perna direita, conforme divulgado pela polícia.

Vilson, conhecido por sua reputação temida na localidade, tinha um histórico com a lei, incluindo passagens por posse ilegal de arma de fogo. Em fevereiro deste ano, as autoridades receberam denúncias sobre uma arma em sua residência, resultando na sua prisão.

Relatos da polícia e da comunidade indicam que Vilson frequentemente disparava armas de fogo, causando pânico entre os moradores. Em sua casa, um revólver calibre .38 e quatro munições intactas foram apreendidos.

O crime ocorreu enquanto Vilson aguardava em um ponto de ônibus, sendo alvejado por dois indivíduos em uma moto vermelha, segundo testemunhas. O corpo foi encaminhado para o Serviço Médico Legal de Linhares, e a Polícia Civil está investigando o caso.

Continue Reading

AS MAIS MAIS